Como prometi, tá ai a reportagem sobre o sono que falei pra vcs!
NOTÍCIAS - ESPECIAIS
Sono da beleza
Dormir bem ajuda a evitar rugas e acúmulo de gorduras, garante o bom funcionamento fisiológico e ainda favorece o desempenho físico. Conheça algumas medidas para embarcar numa noite de sonhos tranqüilos
Por Pamela Cristina Leme
Antes de ser um fator importante para a estética, o sono é uma necessidade vital. Dormir é tão essencial para conservar a saúde quanto ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente. Prova disso são as infindáveis pesquisas que mostram como quem viveu muito tempo teve ao longo da vida um sono regular. Isso acontece porque dormir é sinônimo de descansar o corpo do desgaste físico do dia. É também o momento de reorganização da mente após um período de muitos estímulos. Por isso, é fundamental garantir a qualidade do sono."O sono é essencial para diversas funções cerebrais, como memória, aprendizado e concentração. Ele também contribui para a boa qualidade fisiológica, pois garante disposição e energia para o corpo", explica a pneumologista do Instituto do Sono da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Luciana Palombini. De acordo com ela, o sono profundo ajuda a preservar o tônus muscular, combate doenças ósseas como a osteoporose e ainda garante uma boa atuação física. Quando uma pessoa dorme, ela ainda passa por uma série de reparos em todos os nossos órgãos vitais, graças à elaboração de substâncias hormonais e de novas células, que se agregam aos tecidos dos órgãos - fígado, baço, pâncreas, cérebro e coração - e os renova.
Além desses benefícios, está cientificamente provado que quem dorme mais engorda menos. "A privação do sono diminui a liberação de hormônios responsáveis pela saciedade. Por isso, quem dorme pouco tem mais fome", afirma a neurologista Dalva Poyares, também médica do Instituto do Sono. Os hormônios em questão são a leptina (importante na queima da gordura) e a grelina (que regula o controle do peso e o consumo de energia). Segundo Dalva, a falta de sono provoca o desequilíbrio endócrino e metabólico. Quem não dorme, desregula até mesmo o nível do colesterol e do triglicérides. Também não é história para boi dormir que uma boa noite de sono é capaz de amenizar a formação de rugas. Primeiro porque quem dorme mal fica cansado, tenso e estressado. Um dos motivos para isso é que a falta de sono estimula a produção de cortisol, justamente o hormônio do estresse. Ao ficar apto a se irritar facilmente, a testa de quem não dorme bem fica mais franzida, o que resulta no aparecimento das rugas de tensão. Luciana conta que é na última fase do sono - conhecida como R.E.M (do inglês Rapid Eyes Moviment) - que o relaxamento da musculatura atinge seu grau máximo.
Outro fator para o aparecimento das temidas linhas de expressão também se relaciona ao GH. "O hormônio do crescimento atua ainda no rejuvenescimento e na renovação celular", esclarece. A médica conta que, uma vez que as células nascem e morrem, o sono insatisfatório faz com que elas sejam mal repostas. Sendo assim, as pessoas que não dormem direito tendem a envelhecer mais depressa.
| Dicas para a hora de dormir: |
FONTE LINK: Sono de Beleza
2 comentários:
OI miga...
Muito boa esta materia!
Sobre a minha dieta, sei que vou demorar uma vida, mas se pelo menos eliinar 1/2Kg por semana ja estrei feliz, mas em abril volto as antigas atividades alimentares, mas sem esquecer de tomar um CENTRUM so para garantir!!!
Mil beijos miga e se cuida!
Oi amour q saudade.Desculpe a demora pra aparecer.
Legal a reportagem.Dormir com este calor é a única coisa difícil.rsrsrs.
Bjinhu.
Se cuida ,bom domingo.
Postar um comentário